Freiburg – descobrindo a Alemanha de motocicleta.

Sábado de manhã, preguiça batendo e aquele frescor depois da forte chuva na noite anterior. Levamos tempo até decidirmos o que fazer, e chegarmos à conclusão de irmos de moto até Freiburg (pronuncia-se Fraiburg), no Estado de Baden-Wüttemberg, na região de Breisgau e pertinho da nossa casa na Suíça.

Eu sou uma amante das duas rodas, e tanto a Suíça quanto a Alemanha oferecem rotas incríveis, rodeadas por natureza, com rodovias e estradas secundárias de muita qualidade, e claro, segurança no trânsito. Então vale super à pena pensar em explorar o país de moto. Principalmente no período da primavera/verão.

Intercalávamos as Autobahns, onde conseguíamos explorar mais o potencial da moto que temos, em seus trechos sem limites de velocidade, com as estradas secundárias, escondidas dentro da Floresta Negra, repleta de curvas maravilhosas e um cenário de tirar o fôlego! Veja no mapa abaixo.

Mapa para Freiburg

Floresta negra de moto pela alemanha yamaha r1

de moto pela alemanha yamaha r1 floresta negra

Após o encantamento com a Floresta Negra, chegamos finalmente à Freiburg, 2:30 horas mais tarde e destruídos. Moto de corrida foi feita pra 1 pessoa, ou seja, me dou mal toda vez, mas amo mesmo assim! 😀

A cidade estava LOTADA! E eu, meio bichinho do mato, já queria voltar na mesma hora. Estacionamos bem na entrada do centro antigo, Altstadt, e caminhamos pelas ruelas coloridas e cortadas por canaletas interessantes.

Freiburg é considerada uma das cidades mais quentes e ensolaradas da Alemanha. Cercada por montanhas, aos pés do Schlossberg é cortada pelo rio Dreisam. Aqui foi travada a Batalha dos Três Dias, durante a Guerra dos Trinta Anos, considerada uma das mais cruéis, e vencida pelos militares Franceses.

Uma das melhores qualidades de vida do país, Freiburg é também destaque pela vida cultural, pela produção e pesquisas no campo da energia solar, e dona do título de Eco-City.

Voltando a falar sobre o centro antigo… Chegamos enquanto o mercado de frutas e verduras ao redor da Münster (Catedral da cidade, em estilo Gótico, imponente e composta por vitrais lindíssimos) estava sendo desmontado. O dia estava lindo e pudemos percorrer as ruelas emolduradas pelos tradicionais casarios alemães, coloridíssimos, lojinhas, restaurantes, e mini canais que cortam o centro de um lado a outro, onde crianças fazem competições de barquinhos, lojas colocam enfeites que atraiam o público pra dentro delas, e todos no final se encantam com tanto charme. Eles serviam de bebedouros para os animais na Idade Média, e diz a lenda que quem nesta água pisar terá que se casar com alguém do lugar.

Catedral de Freiburg
By Ken Hawkins

channels of freiburgBächle_(Freiburg)

IMG_4679

Freiburg

Um outro ponto interessante, é o Schlossberg. No alto da colina, propicia uma vista incrível da cidade e da Floresta Negra, e serve de refúgio para quem como eu prefere a natureza e a calmaria! Abrigava uma fortaleza no cume, e hoje existe um Biergarten (jardim da cerveja), espécie de restaurante ao ar livre que abre nas épocas mais quentes do ano. Vocês podem subir a pé, apreciando a densa vegetação, ou pegar o bondinho Schlossbergbahn que funciona diariamente até o anoitecer e tem que ser pago!

Schlossberg-165952Schlossberg-165953

Antes de pegarmos a estrada novamente paramos pra almoçar. Há várias opções, para variados gostos. Escolhemos o Mexicano El Gallo. Por favor não façam a mesma coisa!!

No caminho de volta decidimos parar em Bonndorf porque a chuva estava preste a cair. E caiu! Sentamos num café e esperamos ela passar para podermos prosseguir viagem.

Chegamos em casa super cansados porém felizes! A viagem vale super! Paisagens incríveis e um destino mega charmoso. Algumas fotos expostas aqui são minhas, outras foram retiradas do google, porque não tinha espaço na moto para a minha máquina fotográfica.

Espero que voces tenham gostado. Qualquer dúvida podem perguntar que será um prazer ajuda-los a montar um roteiro legal por aqui.

Boa semana!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s