Tour pela Toscana – Pisa.

No post anterior falei que usaria Firenze como base para sair explorando outras cidades da Toscana, que por sinal roubaram muito mais o meu coração. Uma delas é a tão falada Pisa, famosa pela sua torre pendente.

Os nosso amigos que lá estiveram não falavam maravilhas sobre o lugar, a Torre claro era fantástica, mas o roteiro iniciava e terminava nela. Assim achamos que não valeria à pena pernoitar na cidade, como já estávamos pela Toscana, a colocamos no nosso roteiro para um bate e volta.

Trezentos anos antes da Guerra de Tróia, Pelope fundou na “Etruria Meridionale Marittima” uma cidade chamada de Pisa, porém a mesma também era conhecida como “Alfea“, quer saber por quê?
Vamos voltar no tempo até chegarmos ao século IX a.C., quando a cidade começa a sua história como um “assentamento” do povo Alfeo. Esta civilização tem origem na Grécia, com base no Vale do Rio Alfeo. Alfeo na Mitologia Grega era um dos filhos do Oceano e a personificação do maior rio do Peloponneso. No decorrer do tempo este povo se fundiu à civilização Etrusca.

Lenda

A lenda diz que Alfeo era apaixonado por uma Ninfeia que por sua vez não queria conta com ele, aí  ela se despenca para a Sicilia, e graças a Artemide se transforma em uma fonte. O coitado abandonado e morrendo de amores, vai implorar ao todo poderoso Zeus que o permita de encontrá-la, desviando o curso do rio que o pertencia. Zeus comovido, desvia o curso do rio e faz passar por baixo das águas do Mar Ionio chegando até a cidade de Siracusa , onde Alfeo  reencontra o seu grande amor… Só não sei se ela gostou disso.

Dirigir pelas estradas da Toscana é uma maravilha! Além de estarmos sempre alerta por causa das curvas, elas são bem sinalizadas e as paisagens são um encanto, na primavera então é puro fascínio. Olhar pela janela do carro e se deparar com aquelas colinas verdinhas, coloridas pelo amarelo dos girassóis e margeadas pelos pinheiros que se erguem mostrando o caminho para se chegar as casas antigas, cheias de memórias, odores, sabores que encantam. Ai!! Eu amo a Toscana!! ❤

tuscany

sunflower tuscany

Como eu disse antes, Pisa é mundialmente conhecida pela sua Torre Pendente, e ela é muito fácil de ser encontrada. Na entrada da cidade já pudemos observar as sinalizações que a indicavam. Para quem chega com trem é mais fácil ainda, a estação está bem na frente da Praça. Então lá vamos nós!!
Já de longe se nota uma ponta branca que parece apotar o céu e uma cúpula simplesmente grandiosa, eles passam a ser os nossos pontos de referência e já nem olhamos mais as placas.

A Piazza Dei Miracoli é composta por vários monumentos, os quais fizeram  a fama de Pisa. Eles são: La CattedraleIl BattisteroIl Camposanto Monumentale, e La Torre Pendente, todos considerados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 1987.
Para a construção da Catedral Pisana, foi escolhido um espaço aberto fora dos muros da cidade antiga. Esta foi uma obra iniciada por Buscheto em 1063 e terminada por Rainaldo, responsável pela sua fachada. Para maiores informações sobre a Catedral, cliquem aqui.
Il Battistero foi iniciado por Diotisalvi em 1153, arquiteto da Igreja do Santo Sepulcro. A sua reedificação se deu por volta de 1278, porém as informações sobre como o monumento adquire a forma atual são desconhecidas. Quem quiser se aprofundar na história deste monumento visite o site.
Por fim chegamos à tão famosa Torre Pendente, o símbolo da cidade. A primeira pedra da Torre foi posta em 9 de Agosto de 1173. Todas as outras obras da Praça tem a sua autoria reconhecida, mas a Torre não, algo muito instigante.
Em 1185 começou-se a perceber uma leve inclinação da mesma, o que comprometeu os trabalhos nela por quase um século. A sua continuação foi confiada a Giovanni di Simone. O sétimo e último anel da Torre foi concebido por Tommaso Pisano por volta da metade do século XIV. A inclinação da Torre se deve ao solo de limo arenoso onde estão postas as bases.
As visitas acontecem a cada 30 minutos (não se pode ficar muito tempo lá em cima) e custa a bagatela de 18,00 Euros. Muitoo!! Já ouvi dizer que este valor é para desencorajar a massa e preservar ainda mais a Torre.
Há ainda a possibilidade de reservar a visita, pagando-se mais 2,00 Euros. Quem fizer isso, imprima o voucher e chegue com 1 hora de antecedência para a retirada do bilhete. Para os interessados, cliquem aqui. E mais informações sobre esta relíquia, cliquem aqui.
Pisa Tuscany Italy Toscana ItaliaPiazza dei Miracoli Pisa Tuscany Pisa Toscana Italia Tuscany Italy Pisa Tuscany Italy Toscana ItaliaPisa Toscana Italia Tuscany Italy
Pisa Tuscany Italy Toscana Italia
Dentro da pracinha há várias barracas vendendo tudo quanto é tipo de souvenir. Muita gente perdendo um bom tempinho tentando apoiar a torre para a foto marcante (como a besta aqui que ainda por cima nem conseguiu, mas também o meu fotográfo não ajudou…).
Não tive muito contato com o povo local, mas um amigo que tenho é Pisano DOC (como eles dizem aqui na Italia: Denominazione di Origine Controllata), rival total de Livorno, vocês sabiam que Pisanos e Livorneses não se batem? É um falando mal do outro. Rivalidade total. Ele anda com a sua cruz, símbolo da cidade, e elemento que parece a extensão do seu corpo. É um tanto quanto convencido (risos), e foi dele a dica do restaurante típico na cidade: Il Vecchio Teatro.
E assim, voltamos para a estrada porque o que queríamos ver em Pisa, vimos! E a cidade realmente não tem muito para ser visto. Então quem estiver girando pela Toscana, organiza um dia de giro por lá que vai estar bom demais!
Tem um post falando sobre Orvieto, que fiz em um bate e volta saindo de Roma, leiam ele também, a cidade pode se encaixar perfeitamente no tour pela Toscana (apesar de já pertencer à Umbria). E acompanhem as próximas paradas, ainda há muito mais lugares fascinantes vindo por aí!
Baci a tutti!!
Anúncios

Um comentário sobre “Tour pela Toscana – Pisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s