Sorrento.

Distante de Napoli 47 km, um dos grandes centros atrativos da Campania e de toda a Itália, Sorrento é simplesmente um lugar incrivelmente lindo, romântico, leve, e espalha pelo ar energias muito boas! As lendas deste lugar estão ligadas às das sereias e do encanto. É o maior centro em número de ofertas e serviços de toda a Penínsola Sorrentina. E durante este verão recebeu muitos VIPs.
Neste pedacinho de paraíso nem sempre os ares foram bons, aliás por muitas vezes Sorrento sofreu com as mudanças de comando, invasões e saques. Já foi supremacia de Etruscos e Osci. Enfrentou o período Romano e Bizantino, conquistou autonomia, a perdeu, entrou em conflito muitas vezes com Salerno, Amalfi e os Saraceni, e hoje mantém todo o seu encanto e charme, mesmo com a invasão dos turistas durante os dias de verão Europeus.
 

COMO CHEGAR


Decidi partir durante a tarde para tentar evitar o provável engarrafamento em direção à Costiera Amalfitana. E acertei! Enquanto a minha faixa fluía, a oposta estava toda parada. As terríveis estradas cheias de curvas estreitas nos dificultam quando tentamos, ou melhor, pensamos em fazer ultrapassagens (quase impossíveis). Mas tive sorte, aliás planejei tudo muito bem, e consegui chegar lá sem grandes dificuldades. Estacionei o carro bem perto do centro (há placas de estacionamentos e indicações muito bem postas pela cidade), em um estacionamento pago e coberto, para não ter problemas caso a chuva que parecia vir, caísse.
Uma ótima opção é pilotar uma moto pelas curvas desta estrada. Sensacional!! Adrenalina pura sentir o vento na cara, olha para um lado e ver uma imensa motanha e do outro o despenhadeiro que se joga sobre o mar.
Outro jeito de chegar até aqui é com os barcos, que proporcionam um panorama daqueles de telas pintadas caprichosamente, melhor opção para quem estiver vindo da Costa Amalfitana. Na praia em Positano ou Amalfi estão as embarcações e os guichês vendendo as passagens. Ou para quem sair de Napoli, compra-se o bilhete da cia Snav direto no porto. A viagem dura uns 30 minutos. Chegando à Marina Piccola em Sorrento basta margear o despenhadeiro em direção ao elevador que te levará à parte alta da cidade.
Também saindo de Napoli dá para ir até Sorrento pelos trilhos. As condições dos trens operados pela Circumvesuviana são precárias: sujos, velhos, e não há muita segurança nas plataformas. Além do que a viagem demora cerca de 1 hora, ele para em vários lugares e Sorrento é a última estação.
Poucos passos adiante no centro, ao lado da Igreja de São Francisco, eu já pude me deparar com a vista das fotos a seguir… Que delícia de lugar, na Villa Comunale, de onde se pega o elevador para ter acesso ao mar e de onde o panorama me tirava o fôlego. Eu sou daquelas que suspira com um sol se pondo, que rio ao ver o pássaro que voa, e que chora, sim eu choro, me emociono ao sentir os aromas do mundo, sentir a vida dentro de mim e de desfrutar os momentos simples e lindos como o agora vivido.
.
Sorrento
.
sorrento sunset
.
sorrento sunset 1
.
Para quem chegar mais cedo e quiser ter uma ideia geral da cidade, vale à pena pegar o trem que faz o city tour.
Outro ícone da cidade é o Chiostro di San Francesco. Esta notável construção possui uma arquitetura particularmente marcante. Fundiu o estilo do século XIV, com os outros de períodos posteriores, inclui restos de templos pagãos e outros antigos povos. O claustro está entre os mais antigos monumentos de Sorrento. Perdi a maioria do meu tempo lá dentro, o jardim interno é super fotogênico, e transmite uma paz imensa.
Sorrento
.
Sorrento1
.
Sorrento é uma cidade que pode ser visitada em 1 dia inteiro, é um ótimo ponto para servir de base caso o plano seja explorar a costa. Sendo assim o ideal é bater perna mesmo para ver os cantinhos mais charmosos dela. As ruelas cheias de lojinhas vendendo produtos típicos, do Limoncello às jóias feitas na hora diante dos nossos olhos, com corais lindíssimos. E caso queiram dar um mergulho, principalmente se estiverem visitando o lugar durante os dias super quentes de verão (a temperatura passa facilmente dos 30 graus), uma boa pedida é ir até Capo di Sorrento e se deleitar com a piscina natural escondida entre as rochas. Dá para chegar lá de ónibus, o laranjinha que percorre a região, e depois de 10 minutos caminhando pela trilha encontramos esse cantinho super gostoso. O acesso pode atrapalhar os planos de quem tenha alguma dificuldade de locomoção.
Estejam atentos ao esquema das praias por aqui, muitas são privadas, ou seja, você precisa pagar para frequentar. Elas são geralmente reconhecidas pela organização dos sombreiros e espreguiçadeiras ao longo da praia, e em muitos casos para cada praia privada tem um espaço público ao lado, separados por uma cequinha ou uma passarela.
banho da rainha sorrento
.
bagni della regina sorrento
.
sorrento lovely
.
Como já falei em outros posts, o sul da Itália é um paraíso também gastronômico, é quase impossível se comer mal por aqui. Assim é também em Sorrento, claro! A variedade de pratos à base de frescos frutos do mar é imensa. Eu amo as saladas com lulas, camarões e polvos, as pastas com mexilhões e lambretas, as alici marinate, enfim… A minha dica é o Caruso.
E no mais é aproveitar esta charmosíssima cidade, sentar-se apreciando o pôr-do-sol enquanto se degusta um delicioso sorvete, sentir o cheirinho de limão proveniente das tantas lojas que vendem os produtos à base dele, e se deixar encantar pela tão cantada e falada Sorrento.
Arrivederci!
.
bar limao sorrento
.
vaso sorrento
.
limoncello
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s