Dubrovnik, a Atenas Eslava.

Quando deixamos o mar da Grécia seguimos em direção à Croácia, a nossa passagem pelo País seria na tão atualmente falada Dubrovnik, considerada a pérola do Adriático, e vocês entenderão logo abaixo o por quê desta fama.

A Croácia é um País que enfrentou superações e reconstruções, digamos recentes, se pensarmos à história de outros lugares, inclusive já falados por aqui. Conquistou o título de nação independente junto à comunidade internacional somente em 1995. A sua trajetória foi marcada por diversos conflitos, os quais eram motivados por razões religiosas, geográficas, políticas e econômicas.

Falando mais precisamente da cidade em que estivemos, Dubrovnik, ela historicamente se chamava Ragusa, e recebeu mais tarde o atual nome, que em língua Eslava quer dizer “Bosque de Carvalhos“. Uma das versões sobre a sua origem diz que ela tenha sido fundada no século VII em uma ilha rochosa chamada Laus que servia de abrigo para refugiados latino-dálmatas vindos da atual Cavtat.  Porém escavações mais recentes trouxeram ao conhecimento público que talvez esta primeira versão não seja verdadeira, e que tenha havido um resquício Grego na fundação da cidade.

Também viveu uma época sob o domínio do Império Bizantino e sob o domínio Veneziano. Húngaros, Venezianos e Otomanos lutavam pelo controle do mercado na cidade, que no século XI se tornou um importante centro na rota do comércio marítimo. Além de todos os fatos históricos de guerras e batalhas, Dubrovnik ainda sofreu muito com o terremoto de 1667, que devastou o lugar, matando mais de 5 mil habitantes. Apesar de tudo isso, ela soube se reerguer e é hoje considerada a pérola do Adriático, declarada, em 1979, Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Assim que atracamos fomos direto explorar as ruelas, becos e claro a grande muralha que envolve este cantinho de Croácia. O clima era super agradável, as ruas são super limpas, a praia tem uma ótima estrutura (caso a sua vontade seja a de somente deitar sob o sol e relaxar).

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croacia1

⚓️

croácia flag dubrovnik

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croacia

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

Eu fui direto para o MURO, o ícone do lugar. Ele parece abraçar a cidade e protege-la de qualquer coisa, construído no século X, foi sendo reforçado ao longo dos anos. Estende-se por cerca de 2 km e em alguns pontos a sua altura atinge 25 metros. É bem fácil chegar até o Portão Pile que nos dá acesso ao muro. A vista lá de cima é simplesmente magnífica!! O azul do mar invade os nossos olhos e a sensação de paz é incrível. Mas vem logo uma vontade de mergulhar naquelas águas, até porque o calor é intenso caminhando sobre a muralha.

⚓️

dubronik croácia

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croacia

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croacoa

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croacia1

⚓️

fisherman croácia dubrovnik

⚓️

Outra opção é pegar o teleférico e subir o monte, o panorama nos permite não somente o mar, a cidade e algumas ilhas mas também as montanhas da Bósnia Herzegovina. A subida leva em média 5 minutos e vale muito à pena!! Caso você queira aproveitar o tempo todo em contato com o mar, dá para se alugar um caiaque e fazer o giro margeando o muro.

Como ao descermos ainda tínhamos algum tempo, fomos bater perna no centro da cidade, pelos bequinhos super charmosos, sentamos em um dos tantos bares e restaurantes para um refresco antes de seguirmos para a praia e lá ficarmos até o horário de embarque novamente no navio.

Dubrovnik me surpreendeu muito!!! Positivamente é claro! Eu nunca tinha pensado em visita-la, e por acaso ela estava na rota do cruzeiro que queríamos fazer, para a minha sorte. Desta forma pude conhecer este lugar super acolhedor, charmoso, tranquilo e que me deixará saudades e aquele rostinho de quero mais. Portanto, só me resta fazer as malas em qualquer outro momento e voltar!

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik croácia

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

dubrovnik

⚓️

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s