Rodes – Lindos

Na viagem à Grécia tive uma linda surpresa quando visitei Rodes, não estava entre as localidades mais faladas, porém, quando me deparei com aquele mar, fiquei de boca aberta! :O
A Ilha que possui o mesmo nome da filha de Pôseidon e Hália é a maior do Dodecaneso, no mar Egeu. A sua fama é devida à uma das 7 maravilhas do mundo antigo: o Colosso de Rodes. A estátua de bronze que representava Hélio, o deus do sol na mitologia grega, construída entre 292 a.C e 280 a.C., tinha 30 metros de altura e 70 toneladas. Cada uma das suas pernas se apoiava sobre uma margem do canal de acesso à ilha, de modo a que os barcos passassem por baixo para atracar. Na mão direita tinha um farol que guiava as embarcações na escuridão. Durou cerca de cinquenta e cinco anos, até um terremoto a atirar para o fundo da baía. Os árabes, que chegaram no século VII, venderam o metal como sucata. De todas as maravilhas do mundo antigo, somente as Pirâmides di Giza resistiram ao tempo. As demais nem sequer resquícios da sua existência.Assim que descemos do navio nos deparamos com aquela muralha que cercava a cidade. Para entrar na parte antiga é preciso atravessar um dos grandes arcos, só faltou a ponte levadiça para a viagem no tempo ser ainda mais completa.

É uma delícia caminha pelas ruelas de Rodes, especialmente nas áreas fechadas ao trânsito de automóveis. Pavimentadas com seixos da praia brancos e pretos, geralmente formando desenhos decoradas com cachos de flores, parreiras com uvas e jasmins. Os preços aqui também são bem atrativos, tem muitas lojinhas que clamam pela nossa visita.

.

rodes

.

rodes.

rodes

.

rodes

.

rodes

.

rodes

.

rodes

.

rodes

Ainda no porto conseguimos um guia que nos sugeriu ir até a Costa Leste, e é claro que fomos! E ainda bem que fomos! Foi a parte da parada que mais me surpreendeu e agradou! Foram cerca de 55km até chegarmos lá de carro. Dá para ir também de ónibus, levam em média 1h até lá.
A circulação de carros é proibida no centro, portanto os meios que podemos utilizar lá são as nossas pernaças ou os burricos que disputam os poucos metros das ruas com os pedestres. Combinamos com o nosso guia o horário de retorno e ele estaria na pracinha (um tipo de grande estacionamento) esperando por nós.  Ainda no centro está a igreja bizantina Panagíae, uma basílica do século X, que foi reconstruída no século XV. A igreja possui um belo Campanário e domos abaulados em estilo bizantino que podem ser vistos de longe.
LINDOS faz jus ao nome que carrega, é um pitoresco e lindo vilarejo considerado um dos mais bonitos da Grécia, e o mais bonito de Rodes. Se ergue sobre uma colina, fortificada pelos Cavaleiros, com casinhas brancas que parecem envolver a pequena montanha, com ruelas estreitas e características, que nos encaminham para a escadaria que pela qual, após subirmos os 300 degraus, chegamos à Acrópole e ao Templo de Atena Lindia. O calor é alucinante, na subida então nem se fala, é bem puxado, até por causa da altura entres os degraus. Água é fundamental, assim como um chapéu e muito, mas muito protetor solar.
Mas não desanima galera, quando chegamos ao topo, a vista lá do alto é simplesmente MARAVILHOSA!!!!! ❤ Podemos ver a Baía e a praia, dos dois lados. A cor daquela água, não sei se era o delírio depois de tanto subir degrau debaixo do sol escaldante, brincadeirinha, era linda mesmo! Deu vontade de descer rapidinho para dar um mergulho. Mas esta parte do passeio veio logo em seguida, corremos para nos refrescar naquele azul intenso.
Voltamos para Rodes, de onde o porto olha para a Turquia, para embarcarmos e seguirmos navegando mar à fora (ou a dentro?) e nos despedimos deste lugar fofo com um pôr-do-sol mágico!
.
grecia
.
rodi
.
lindos.
greece.
lindos
.
lindos
.
artesanato lindos grecia
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
lindos
.
sunset on greece
.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s