Katakalon – Olímpia.

Após ter partido de Bari às 18:00hs com a Costa Fascinosa, cheia de expectativas, navegamos tranquilamente durante a noite e atracamos ao Porto de Katakolon por volta do meio dia. Teríamos 5 horas para descer, visitar e reembarcar.
O QUE VER?
  • Olímpia: Sítio Arqueológico e Museus;
  • Vila de Katakolon: lojas, bares e restaurantes,
  • Praia.
A Costa oferecia excursões a partir de EU 59,00 por adulto. Eu disse A PARTIR… Eu paguei EU 14,00 no ônibus que saía do porto até a entrada do Museu e Sítio Arqueológicos de Olímpia (ida e volta), e EU 6,00 para entrar no local. Logo na saída do porto ainda há locadoras de moto e carros para quem quiser se arriscar pela estrada. Como eu não conhecia o roteiro e não tinha muito tempo preferi não  correr o risco de ficar perdida. Mas percebi em seguida que é muito fácil, dá para seguir a sinalização e chegar sem problemas.
Estejam preparados para o calor. Sítios arqueológicos sabe como são, pedras, areia, pouca sombra e muito chão para caminhar. Sapatos confortáveis fazem toda diferença. Chapéu, roupas frescas e água disponível são fundamentais. Além, claro, de muito protetor solar.
HISTÓRIA:
Olímpia é importantíssima para a história da Grécia, pelo nome vocês já devem imaginar o por quê né? Sim, pelos jogos olímpicos. Eles tiveram origem aqui por volta de 776 a.C e era quando Esparta e Elis faziam um acordo de paz e verdade. Durante os jogos os povos podiam se enfrentar sem armamentos. Ainda hoje a cidade cumpre o seu papel durante o “acendimento” da tocha a cada 4 anos quando os jogos modernos se realizam.
Cerca de 2 mil anos antes do nascimento de Cristo, Olímpia já era habitada, e o seu povo realizava cultos de adoração à Gaia¹.
¹ Gaia era a mãe Terra, com Urano gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Téia, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos. Após o nascimento de mais 2 criaturas, Ciclopes e Hecatônquiros, Urano que era capaz de prever o futuro, percebeu o perigo que eles poderiam causar e os aprisionou dentro do útero de Gaia outra vez. A mãe, sem aguentar mais tantas dores, tramou com Cronos, o filho que não gostava muito do jeito do pai, o mal contra Urano.
Cronos conseguiu castrar o seu pai, dividindo assim o céu da terra, e libertou os seus irmãos. Posteriormente percebendo o poder deles resolveu reaprisioná-los.
Quando Cronos se casou com Reia, Urano o disse que um dos seus filhos o destronaria. A partir daí ele começou a devorar todo recém nascido, sem contar com a audácia da sua mãe Gaia, que protegeu um dos nascidos, o qual viria a ser Zeus.
Durante a visitação podemos nos transportar ao passado e imaginar como tudo acontecia. Ver aquelas enormes colunas caídas, apoiadas em outras ainda inteiras, naquele chão batido com milênios de história sobre eles é tão emocionante!
O lugar é bastante grande e nele há a palestra, a pista de corridas, o templo de Zeus, o stadium e tantos outros pontos importantes para a história da Grécia. A estátua de Zeus que alí estava, com 13 metros e meio, considerada umas das grandes maravilhas do mundo antigo, toda em ouro e marfim, foi destruída durante um incêndio e o templo pereceu durante o terremoto do ano V d.C. Aliás, muito da história Grega, e até mesmo da sua geografia, estão relacionados aos eventos sísmicos e vulcânicos.
Após ter caminhado tanto sob o sol Grego me esbaldei nas raspadinhas (granita) que vendem por aqui, ou melhor, raspadonas. São o dobro do tamanho das que vi pela Itália. E deliciosas igualmente! Caminhei por entre as lojinhas até chegar à praia ao lado do porto, onde me sentei apreciando o movimento do lugar, ao som do grande Gilberto Gil (pois é, na barraca de praia estava tocando forró de Gil) e relaxei!
Passei o resto do tempo que tinha entre um mergulho e outro no mar Ionio cristalino até voltar para o navio e seguir atravessando os mares.
Até a próxima!
katakolon grecia
.
katakolon grecia olimpia
.
olimpia katakolon grecia
.
grecia
.
arco grecia
.
DSC_0035
grecia
.
grecia
.
grecia
.
grecia
.
grecia
.
grecia
.
grecia
.
Anúncios

2 comentários sobre “Katakalon – Olímpia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s