EDFU e o Deus Horus.

Vida de turista não é fácil, hoje estávamos de pé às 6:00 da manhã, para irmos ao Templo de Edfu. Também com esse calor, as melhores horas são as da manhã, as menos piores seria melhor dizer…

O Templo de hoje é dedicado ao Deus Horus (o Deus com características de Falcão, assim chamado pela origem da palavra“Hr” que quer dizer falcão, é aquele que tem o famoso “olho”, o qual podemos ver em vários papiros e pingentes para colares vendidos em ouro e pedras nas joalherias locais). É o templo mais conservado em toda a história Egípcia.

Este Templo foi erguido na época Ptolemaica, sobre um outro ainda mais antigo que já existia na época de Tutmósis III. Em suas proporções perde somente para o de Karnak (falado no post sobre Luxor). É longo 137 metros, com uma fachada de 73 metros de largura por 36 de altura, eu virei formiga perto dele.

Na entrada há 2 esculturas lindas do Falcão, em granito preto, indicando a quem era dedicado o Templo. Além dele, há também representada na fachada a figura de Hathor.
Dentro há um tabernáculo monolítico feito em granito preto que preserva as suas características. Como aqui é o lugar onde Horus nasce todos os dias, este Templo se transformou em um lugar sagrado para as mulheres que queriam ter filhos.
A primeira sala que vimos seria o Pátio das Oferendas, rodeado por várias colunas e observado pelo olhar do Falcão. Como muitos moradores dessa região se refugiaram por algum período dentro do Templo, em algumas salas, possivelmente usadas como cozinha, pode-se perceber o teto completamente empretecido pela fumaça produzida durante o preparo de alimentos. Ao seu redor há várias casas construídas no alto para a proteção daqueles que por ventura sofressem com as cheias do Rio Nilo.
O ideal nessas visitas é sair realmente bem cedo. Ajuda por causa do calor e nos faz evitar as longas filas que se formam depois para a visitação.
egito horus falcao edfu
egito edfu
egito edfu
egito edfu 2010 315
egito edfu
egito edfu
egito edfu
egito 2010 331
egito edfu
egito 2010 298
egito edfu deus horus
Levem água, muita água, sempre!!! Protetor solar e chapéu! Aqui dá para caminhar legal com havaianas, é fresco e confortável.
egito 2010 333
Tirar uma foto com seu coisinho custa 1 “auro” 😀 😀 😀 !! E se der 1 L.E ou 0,50 EURO ele reclama, aí meu bem, haja paciência depois pra se ver livre…
Voltamos ao barco para almoçar e em seguida seguir para Kom Ombo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s