Costiera Amalfitana – Positano.

Oi gente!!!! Tudo bem por aí? Já passamos da hora de acordar em Napoli e sentir o cheiro do café, da “sfogliatella” que vai entrando pelas nossas narinas e aguçando o nosso apetite, porque hoje o dia nos reserva um passeio MARAVILHOSO! Vamos deslizar pelas curvas e penhascos debruçados sobre o mar da COSTIERA AMALFITANA.

A Costiera é um pedaço da costa Campana, ao sul da Península Sorrentina, que debruça sobre o Golfo de Salerno. Os seus vilarejos limítrofes são Positano (onde passaremos o dia hoje) e Vietri sul Mare. Foi considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e é mundialmente conhecida pela sua enorme beleza natural. O seu nome vem da cidade central deste pedacinho de paraíso, Amalfi. Outros elementos quem caracterizam este lugar são o famoso Limoncello, as Cerâmicas incrivelmente coloridas e lindas, as Sandálias feitas sob medida e com pedras lindas, e claro a Comida (especialmente os peixes e mariscos). Ao longo da Costa estão os vilarejos de: Amalfi, Vietri sul Mare, Praiano, Cetara, Conca dei Marini, Atrani, Furore, Maiori, Minori, Tramonti, Ravello e claro, o nosso destino do dia POSITANO. 😀

Para quem não quer ficar somente na Costa ou visita a região em um período não tão favorável (climáticamente falando) duas cidades podem ser usadas como base para se fazer um bate e volta: Napoli (usada por nós) e Salerno. Mesmo estando distante somente cerca de 60Km, a viagem se torna um pouco longa por conta da pouca largura da pista e das muitas (e põe muitas nisso) curvas presentes em todo o trecho. Para quem for se aventurar nos finais de semana, SAIAM CEDO!!!!!! Os engarrafamentos podem ser quilométricos. Uma dica legal é, para os que curtem ou queiram se aventurar, alugar uma moto. É uma delícia e dá para ganhar bastante tempo. Além claro de facilitar muitooooooooooo na hora de estacionar. Os outros meios que podem ser utilizados para chegar até aqui são barcos e ônibus da linha sita.

Percorrer as curvas da Costiera é lindo, emocionante e requer além de paciência, habilidade e estômago. Nem todos que foram comigo superaram esta última fase, né Mãe?!?! 😛 Quem estiver no banco do carona deixa a máquina fotográfica sempre no ponto porque não faltam panoramas de tirar o fôlego. Quem estiver sobre duas rodas há vários terraços onde se pode parar por um momento para apreciar a vista e fotografar o cenário. Perto desses terraços há sempre barraquinhas vendendo “granita”, uma espécie de raspadinha de limão (principalmente), pimentas e os enormes limões típicos do lugar pendurados exalando um perfume delicioso.

Quando já estiverem chegando em Positano, não se deixem influenciar pela quantidade de gente que verão caminhando e de carros já estacionados à beira da estrada ou nos tantos estacionamentos ao longo do percurso. Os automóveis não são permitidos no centro, mas podem ir até bem perto da entrada da vila mesmo, há 2 estacionamentos grandes (1 de cada lado), que você pode deixar o carro com a chave e eles se viram para estacionar lá dentro. Quem for arriscar estacionar na rua, lembrem que linhas de demarcação das vagas em cor amarela são para deficientes, brancas para vagas gratuitas e azuis para vagas à pagamento (neste caso procurem pelo guardinha que emite o ticket ou a máquina onde você pode fazer isso sozinho, é só ir colocando as moedas até dar o tanto de tempo que você quer). Mas lembrem que, estacionando longe demais, a volta vai ser dura, e no calor então…

ALERTA!!!!!! Em alguns momentos os carros param à margem da pista, em filas longas, para dar prioridade aos ônibus, não façam como eu que pensei que eles estavam estacionados e parti com tudo crente que eu estava abafando, dei de cara com o buzão vindo de lá para cá, com um motorista cheio de delicadeza (para não dizer o contrário), que me fez voltar de ré toda aquela estrada bem “facinha” de fazer, e ouvindo toda a galera dos carros ao lado me insultando e eu tendo que pedir desculpa a todo mundo. Acharia super justo se a minha atitude tivesse sido pensada, mas eu realmente não sabia que havia essa regra por alí e não percebi o que estava acontecendo. E eles, claro, não têm como saber se você é algum espertinho ou turista perdido (eu). Fiquem ligados para não passarem por este aperto como quem vos escreve.

positano amalfi coast balcony

positano amalfi coast flowers

positano amalfi coast vesuvio italia

granita

Depois de superada a fase “perrengue da chegada” vamos curtir esta cidadezinha muito charmosa, que há cada ano atrai mais e mais visitantes, inclusive VIPs. Colorida, perfumada, super alto astral, Positano não é só a praia. Além da vila graciosa, sentar para comer aqui se transforma em um imenso prazer, ou como eu e a minha amiga costumamos dizer “são orgasmos múltiplos”. Eu sou viciada em peixes e mariscos, e depois da Itália não é qualquer lugar que consegue conquistar o meu paladar tão facilmente, mas eu sempre saiu feliz da Costiera, principalmente porque um dos meus pratos preferidos, as “Alici” é típico daqui.

positano amalfi coast italy

janelas floridas de positano amalfi coast

positano crystal water amalfi coast

me positano

ONDE COMER


 Quem atravessa o túnel de Bouganviles vai dar de cara com a pracinha da Igreja e logo em seguida a praia. Descendo as escadas, do lado direito está o  LA CAMBUSA. Estejam prontos para lamber os dedos e suspirar com aquele marzão à vossa frente. Quem quiser sentar nas mesas mais privilegiadas, bem de frente para o mar no terracinho, façam uma reserva aqui. Eu adoro experimentar tudo, se você é como eu sugiro pedir várias entradas e se der conta depois pede o prato principal (que pode inclusive ser compartilhado se estiverem viajando em dupla). Duas pessoas comem tranquilamente com 60 euros.

Depois do almoço fiz uma caminhada pela calçadão (inho) de Positano e fui comer a minha sobremesa há alguns passos do restaurante, indo para o lado direito (de quem estiver de frente para o mar). Eles servem um “Sorbetto al Limone” dentro do próprio limão que refresca deliciosamente os dias quentes de verão.

alici marinate

limone lemon limao

Se o seu objetivo é curtir  a praia, aqui funciona da seguinte forma: você pode trazer o seu kit sobrevivência, sentar na areia (quase pedra) das praias livres e se esturricar (para quem não trouxer o sombreiro). Ou dá para ficar nos “lido” como eles chamam as estruturas que oferecem o serviço privado de kit praia (espreguiçadeira + sombreiro) que partem dos 15 euros. Outra opção é pagar por um barco privado para além de fazer o passeio da costa pelo mar, poder se refrescar, se bronzear e relaxar.

Ainda em Positano podemos aproveitar o tempo para visitar as lojas de produção de sandálias sob medida, com pedrarias, uma mais linda que a outra. Nos encantarmos com as obras expostas em algumas galerias. Querer comprar todas as cerâmicas típicas do local e levar para casa para inaugurar no primeiro almoço que formos oferecer à família/amigos, e ainda enlouquecer nas lojas que vendem diversos produtos feitos à base de limão, ingrediente quase que fixo em todas as receitas (não somente comestíveis da cidade).

O nosso plano era visitar Positano durante o dia, e no cair da noite irmos para Ravello para curtir o festival. Mas este será o tema do próximo post, portanto fiquem antenados. Quem tiver por aqui e quiser também aproveitar a noite em outro lugar, ou o dia e depois voltar para Positano, outra opção sensacional é Capri (que também virá já já). Há barcos que saem constantemente do deck na praia principal (perto do restaurante que citei acima) em direção à Ilha. Do mesmo deck ainda saem barcos para Sorrento, outro destino super charmoso e romântico da região que aparecerá em breve por aqui.

positano3

ceramica positano

positanobynight

Com esta imagem linda me despeço deste lugar incrível, e convido vocês para aguardarem as imagens ainda mais mágicas do próximo destino.

Ciao a tutti!

Anúncios

2 comentários sobre “Costiera Amalfitana – Positano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s