Reno Romântico.

Para encerrar o nosso tour pela Alemanha desta vez uma opção de passeio muito, mas muito legal! O título deste post pode induzir o leitor a pensar que esta é uma viagem a ser feita com a pessoa amada, sim, ela é, mas aproveitar este roteiro com amigos, e até mesmo sozinho não irá deixar você deprimido, pode confiar!

Pensei em dizer que esta é uma parte vantajosa da Alemanha, mas prefiro não me comprometer, até porque vi outros lugares tão lindos quanto. Porém, flutuar sobre as águas do Rio Reno, um ícone deste país, com mais de 1300 km de extensão, e poder admirar nas encostas que o margeiam vinhedos, castelos, fortes medievais, casas típicas, e dependendo da estação do ano cores intensas, faz deste um roteiro super especial.

O ponto de partida para os passeios podem ser vários, como Bingen, Koblenz, Mainz… O meio de transporte pode ser o automóvel, os trens (somente os regionais de baixa velocidade margeiam o rio, portanto fiquem atentos na hora da compra), e claro os barcos. Quando eu cheguei em Bingen já era tarde e não consegui pegar o barco, por isso fiz uma primeira parte de trem. Porém não há forma melhor de explorar este lindo pedacinho do País que à bordo de um dos barcos que fazem este percurso diariamente.

O trecho considerado mais romântico deste passeio está entre Koblenz e Bingen. E o Vale do Reno é hoje considerado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. Koblenz por si já vale uma visita, ela é uma cidade com um interessante patrimônio artístico e cultural. Um dos pontos fortes é a FORTALEZA DE EHRENBREITSTEIN, uma das maiores da Europa, se ergue por 118 metros sobre a margem do Reno. Foi construída pelo Rei da Prússia, Friedrich Wilhelm III, entre 1817 a 1832. A sua construção tinha como objetivo inicial a defesa contra os possíveis ataques Franceses. Para chegar até ela basta pegar o teleférico ao lado da Igreja de St. Kastor. Fica aberta até às 18:00h entre abril e outubro e nos demais meses até às 17:00h. O ingresso custa EUR 6,00 e pode ser combinado com o teleférico (EUR 11,20).

Outra cidade fofa no meio do caminho é Sankt Goar, no vale de Loreley, a famosa sereia contada em uma das mais famosas lendas Alemãs. Do rochedo onde se considera que ela tenha vivido se pode ter uma das mais bonitas vistas do passeio pelo Reno, e está na lista das TOP 100 atrações do País. Além da sereia, a cidadezinha em si já te deixa encantado. Com um centro histórico bem característico, com restaurantes, lojinhas, pessoas caminhando e aqueles cucos lindos de morrer querendo que você os leve para casa.

Saindo de Bonn (cidade natal de Beethoven), após 15 Km e quase 1 hora navegando se chega à Königswinter, de onde sai uma espécie de “bondinho” que nos leva até DRACHENFELS. Muitas lendas permeiam o imaginário popular nesta região, mas sem sombra de dúvidas a mais famosa delas é a que conta que aqui houve o desafio entre Siegfried (o herói dos Nibelungos) e o Dragão (falei sobre eles no post sobre Worms). Outra atração interessante nesta parada é o CASTELO DE DRACHENBURG, na lista dos mais bonitos do País. Ao seu redor se pode gozar da beleza das “Siebengebirge“, as Sete Montanhas.

Desde 2002 o Vale Superior do Reno entrou para a coletânea de paisagens naturais da UNESCO, um reconhecimento que só confirma o quão belo seja este pedaço de rio, que serviu de fonte de inspiração para escritores, músicos, poetas e pintores, e que irá deixar qualquer visitante boquiaberto diante dos lindos cenários que se debruçarão pelo caminho, enchendo não somente os nossos olhos de pura harmonia, cores, e fascínio, mas também a nossa alma de tranquilidade e prazer. Sendo assim caro leitor, não vos resta escolha, o Vale do Reno passará obrigatoriamente a fazer parte do seu roteiro por terras Alemãs!

FORTALEZA DE EHRENBREITSTEIN vagamundos

loreley

reno romantico

reno romantico alemanha

reno romantico alemanha

reno romantico alemanha Rheinsteig Herbstfotoshooting 2008 - Kaub - Weinbergslage

reno romantico vinhedos alemanha Loreley-29

CASTELO DE DRACHENBURG

CASTELO DE DRACHENBURG1

Schloss Drachenburg / Kšnigswinter

7 montanhas Siebengebirge

Algumas fotos foram retiradas da internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s