Bate e volta em Heidelberg.

Começo este artigo ainda me perguntando: como pude esperar tanto tempo para vir até aqui?
Uma das cidades que mais atrai visitantes na Alemanha, e também Europa, com cerca de 3 milhões de turistas diários (ainda estou digerindo este número), Heidelberg, ou Edelberga, é charmosa, romântica, cheia de vida e ideal para um bate e volta para quem tem como base da viagem a cidade de Frankfurt. Aqui a Universidade, a mais antiga da Alemanha, é também protagonista da vida cultural e social desta pérola, muitos estudantes se dividem entre as salas de aula e os muitos bares, restaurantes e praças da cidade. Assim como em outras, a bicicleta é muito adotada como meio de transporte, assim como os trens.
Pude passar o dia inteiro percorrendo as suas ruelas, admirando as suas paisagens e tendo o enorme prazer em conversar com um casal fofíssimo que conheci quando dividimos a mesa durante o almoço, ele 86 e ela 75 anos. A coisa mais linda do mundo! Quero ser assim quando eu crescer.
Falei do casal por razões diferentes. Primeiro porque realmente fiquei apaixonada por eles, e porque eles mudaram todo o meu ponto de vista com relação à “frieza” dos alemães. E isso também reflete um pouco do lugar onde os conheci: a charmosa Heidelberg.
Muitos viajantes preferem fazer estas explorações de carro. Eu cheguei aqui de trem, paguei EUR 40,00 em um bilhete coletivo que pode ser usado por até 5 pessoas, por várias horas e em diferentes meios de transporte, excelente! As estações de trem estão bem sinalizadas, e  equipadas com máquinas de emissão automática de passagens, e diferentemente da Italia, aqui não precisamos convalidar os tickets.
Atenção ao horário do trem, pontualidade é tudo, e mesmo que te vejam desesperado correndo para não perder o trem, depois que a porta fecha já era! Então: tentem sempre chegar antes! Também dá para chegar aqui de ônibus, o bilhete individual e por trecho custa EUR 5,00.
Da estação central peguei um ônibus, o 32 (com o mesmo bilhete coletivo) e fui até o centro histórico. Me fez lembrar um pouco Praga (breve o post sobre ela), o rio, as pontes, a arquitetura, e ele, o CASTELO (Schloss).
Erguido há mais de 700 anos, 70 metros acima do Rio Neckar e sobre a Montanha de Königstuhl, ele reina na paisagem e é uma das razões pela qual os turistas chegam aqui. Dá para subir a pé, ou pegar um bondinho pagando EUR 5,00 pelo bilhete inteiro ou EUR 3,00 para estudantes. Lá de cima a vista é magnífica e a atmosfera é encantadora. Vale muito à pena! Ele pode ser visto lindamente também da ponte ícone daqui a ALTE BRÜCKE.
Saindo do Castelo em direção a rua das lojinhas, bares e resutanres, a HAUPTSTRASSE, fomos até a MARKTPLATZ, nela estão outros pontos de interesse como a RATHAUS (prefeitura) e a HEILIGGEISTKIRCHE (Igreja do Espírito Santo). A dificuldade na Hauptstrasse é escolher o que e onde comer. Os preços são normais como em qualquer outra cidade turística Europeia, diria até um pouco melhor. E foi aí que me encantei pelo casal e passei uma boa parte do tempo conversando com eles, admirando tanta sabedoria, harmonia e ainda tanta vontade de viver. E tentando aprender Alemão, claro!  E nos despedimos afetuosamente com um “apertado aperto de mão” e as suas sábias palavras: “que pena que nunca mais iremos nos ver”… O ❤ apertou nesta hora!!!
Amei esta cidade gente! Para quem estiver organizando um passeio pela Alemanha, e ainda tem a possibilidade de escolher destinos, inclua Heidelberg na lista, especialmente para quem chega ou sai por Frankfurt. Daqui voltamos para Worms, e de lá seguimos para outro cantinho super delicioso, mas vocês terão que aguardar para saberem qual.