Bate e volta em Schaffhausen.

Tá indo passar férias em Zurique mas quer explorar também as redondezas? Uma ótima opção para um bate e volta é a cidade de Schaffhausen. O seu principal atrativo são as CATARATAS DO RENO, as Rheinfall. Localizada no extremo norte da Suíça, na fronteira com a Alemanha, esta cidade deve à sua origem às próprias cataratas que fizeram deste o lugar onde os transportadores podiam descarregar as mercadorias que não podiam ir adiante nos navios.

Claro que quem está acostumado à cataratas do nível de Iguaçu vai ficar decepcionado, porém é surpreendente vê-las no meio de uma cidade como Schaffhausen e tão pertinho de Zurique. Consideração importante, especialmente para as meninas, calcem sapatos confortáveis que não incomodarão depois de descidas e subidas nas ladeirinhas íngremes que levam aos pontos de observação. A entrada é gratuita, mas algumas partes podem ser pagas, como o barco que leva até o centro onde estão as rochas (parte mais emocionante com certeza). Os preços variam de acordo com o tipo de passeio e tempo:

  • Travessia de 5′ CHF 2,00
  • Tour ao redor por 15′ CHF 6,00
  • Travessia + Schloss Laufen CHF 7,50
  • 25′ até as rochas CHF 8,00
  • Combo de 45′ CHF 13,00
  • Combo + Schloss Laufen CHF 17,00
  • 30′ do audioguia CHF 10,00

Dia 31 de Julho acontece a queima de fogos nas Cataratas. Um evento único que ilumina as águas pelas cores dos fogos de artifício. Abaixo outras datas em outros locais ao longo do rio (na parte Alemã) onde acontece também o espetáculo pirotécnico do Rhein in Flammen, ou seja, “Reno em Chamas”:

  • 1° sábado de Maio entre Linz e Bonn
  • 1° sábado de Julho entre Bingen / Rüdesheim e Niederrheinbach
  • 2° sábado de Agosto entre Spay e Koblenz
  • 2° sábado de Setembro em Oberwesel
  • 3° sábado de Setembro entre St. Goar e St. Goarshausen

Quem gostou da ideia e quiser obter mais informações pode consultar este site. Sobre os barcos clica aqui.

E quem pensou que em Schaffhausen tinha somente as Cataratas para serem vistas se enganou. Aplainando sobre o centro desta, que é uma das cidades com o CENTRO HISTÓRICO considerado entre os mais bonitos do País, está ela, a FORTALEZA DE MUNOT, que pode ser vista a quilômetros de distância. Ela foi construída em forma de anel entre 1564 e 1589. As escadas que nos levam até a entrada são suficientes para tirar o fôlego inclusive de uma criança (me senti muito consolada neste momento), mas a vista dos vinhedos e da cidade com os seus telhados escuros e pontiagudos, característicos desta região, é deslumbrante! Dá ainda mais vontade de ir parando entre os degraus, para além de recobrar o ar, apreciar aquela vista magnífica. Não tem muita coisa dentro dela a ser vista, muitos grupos usam este lugar para apresentações culturais. Todas as noites, à 9:00 horas, o guardião de Munot, que mora na torre, toca o sino. No passado este era o sinal de que as hospedarias e portas da cidade deveriam ser fechadas. A Fortaleza fica aberta até às 5:00h da tarde durante a primavera.

Se ainda houver tempo, vale à pena explorar as ciclovias desta região, percorrer as encostas encobertas por vinhas e aproveitar para saborear um Pinot Noir. Inclusive dá para se descobrir mais sobre a sua produção fazendo uma caminhada de 1 hora ao longo da ESTRADA DO VINHO Trasadingen, ou no Museu de Viticultura em Hallau.

Gostaram da dica? Então encaixem Schaffhausen no roteiro pela Suíça (ou Alemanha).

Para quem pretende sair de Zurique de carro, eis a rota.

Quem preferir usar o transporte público, pode pegar na Estação Central (Zürich HB) o S16 ou IC para Schaffhausen.

Boa viagem!

Rheinfall Schaffhausen

Rheinfall Schaffhausen

schaffhausenschaffhausenRheinfall Schaffhausen

Munot, Stadt Schaffhausen, Schweiz

munot

schaffhausen

munot schaffhausen

Munot-Kinderfest-48021

 Algumas fotografias são minhas, outras retirei da internet para que vocês pudessem ver melhor, porque eu estava só com o telefone no dia em que passei por lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s