A charmosíssima Estocolmo!!!

Depois do bate-volta Zurique-Konstanz-Zurique, ainda desfrutamos um dia inteiro na cidade Suíça antes de embarcarmos para a tão esperada Suécia. Eu estava super empolgada, seria a minha primeira ida ao Reino Nórdico, e claro, eu estava cheia de expectativas.

A capital Sueca é conhecida como a Veneza do Norte, e não é por menos, Estocolmo se estende por 14 ilhas interligadas por cerca de 50 pontes e está debruçada sobre o Mar Báltico. Ela é linda do início ao fim! ❤ É a sede da residência oficial da Monarquia. É o maior e mais importante centro cultural, urbano, político, financeiro, comercial e administrativo do País. É também conhecida pela excelente qualidade de vida que proporciona aos seus moradores, e atrai milhares de turistas todos os anos.

Nós chegamos ao aeroporto tarde, pegamos este ônibus até a Estação Central e de lá um táxi até o nosso Hostel. Poderíamos ter ido à pé, é bem pertinho, mas com malas e tão tarde, preferimos não arriscar. Como falei no post sobre a Suíça, vida de estudante é fazer conta no final do mês, mas nem por isso queríamos ficar longe de tudo ou em qualquer lugar, conseguimos nos hospedar num barco ancorado exatamente no centro de Gamla Stan a parte mais charmosa da cidade. DICA ÚTIL: tentem chegar com o dinheiro trocado, a moeda local é a Coroa Sueca, para não passar pelo nosso aperto: como chegamos tarde não encontramos mais nenhuma casa de câmbio aberta e nem no hotel conseguimos fazer isso, detalhe, contamos com a muito boa vontade do recepcionista que nos forneceu comida e bebida fiado!!!!

Falando sobre o Hostel… A minha amiga não curtiu muito, então quem é um pouco claustrofóbico eu não aconselho! Eu, tirando o banheiro que era realmente esquisito, achei o máximo! Muito bem localizado, barato, podíamos preparar a nossa refeição lá, e há poucos passos tem um supermercado que fornece tudo o que se precisa numa viagem relacionado a comida, bebida e afins, achei massa dormir sobre as águas Suecas (para quem estiver se perguntando, não balançou nem um tiquim), tem muita gente diferente nas áreas sociais, o que ajuda muito quando se viaja sozinho. Sendo assim, o saldo final foi super positivo!

Tivemos muita sorte de, mesmo em Setembro, encontrarmos dias lindos de sol (o que não quer dizer que dá para sair pelas ruas de shortinho e camiseta, pelo contrário) afinal não há melhor jeito de explorar Estocolmo que caminhando, ou pedalando (para o aluguel de bicicletas clica aqui). O fato dela ser pequena ajuda bastante. Quem não perde muito tempo dentro de museus (há cerca de 80 na cidade) em 2 dias consegue ver muita coisa, eu diria, turisticamente tudo.

Nosso tour começou pela maior atração da cidade: GAMLA STAN. É o núcleo histórico da capital, construído sobre a Ilha de Stadsholmen, o seu nome anterior era “A Cidade Entre as Pontes” e é um bairro totalmente autônomo. Nele podem ser encontrados os seguintes pontos de interesse: a praça STORTORGET, onde aconteceu o dramático banho de sangue de Estocolmo, a CATEDRAL, o MUSEU NOBEL, o PALÁCIO REAL DA SUÉCIA, e muitos becos e ruelas em estilo medieval, super interessantes e charmosos, cafés, restaurantes, inclusive o mais antigo do mundo, em atividade desde 1722. É, sem sombra de dúvidas, um lugar para se perder horas. Agradabilíssimo!!! Eu morri de amores logo nos primeiros passos! ❤

No segundo dia de passeios, fomos para o outro lado da ponte, em direção ao VASA MUSEUM, outro atrativo super famoso daqui. Eis a rota até lá. Fomos caminhando com muita calma, apreciando aquele lugar lindo, a luz que resplandecia sobre as fachadas coloridas dos prédios, alguns adornados por flores ainda remanescentes da estação que estava por terminar, era incrivelmente motivante para os amantes da fotografia. O clima super gostoso para uma caminhada. Barquinhos ancorados à beira do nosso caminho, alguns dotados de mini terraços, outros com o ar de abandonados, e outros mais utilizados para o trabalho mesmo. A cidade é muito arborizada, o que torna qualquer passeio ainda mais agradável. O Vasa conta exclusivamente a história deste navio, que logo após zarpar no dia da sua inauguração, afundou. É uma homenagem à cultura Viking. Custa SEK 130,00.

Outro lugar lindo que visitamos foi o STADSHUSET, a Câmara Municipal de Estocolmo, no bairro de Kungsholmen. Também fomos à pé, aqui a rota. Importante para quem tem interesse em visitar este lugar é saber sobre o agendamento. Nele, mais especificamente no Salão Dourado, acontece anualmente o jantar de premiação do Prêmio Nobel. O prédio é lindo, com arcos, labirinto no jardim, vista de tirar o fôlego, esculturas e tudo o que se tem direito. Vale, absolutamente, à pena a visita! Cliquem aqui para mais detalhes.

Gastronomicamente falando, demos a maior sorte. Eu sou viciada em sopas, e consegui encontrar algumas maravilhosas bem no centro de Gamla Stan. ESPARRO! Comer aquele “hot dog” das barraquinhas espalhadas pelos quatro cantos. Eu detestei! Parece de plástico, e pelo preço dá para se fazer qualquer outra refeição em algum boteco ou mercado. Por falar em mercado não percam a possibilidade de visitar o ÖSTERMALMS SALUHALL. Na mesma região dá para se perder entre as tantas lojas da rua Drottninggatan, que vão dos clássicos souvenirs até roupas, tecidos, decoração, bares, restaurantes, etc. até chegar à praça Sergels Torg.

Gente, fica chato se eu falar de novo que eu amei este lugar? ❤ Eu refiz a minha lista dos “mais mais” sabe, e quando saí de Estocolmo ela simplesmente tinha alcançado o topo. Ainda há muito mais coisas a serem vistas e feitas na passagem de vocês por aqui, nós algumas delas fizemos rapidinho porque tivemos um dia de repouso (por necessidades físicas/saúde) e tínhamos ainda que embarcar para o nosso próximo destino, que será tema do próximo post, aguardem! Caso queiram mais informações, consultem o site oficial e arrumem as malas para embarcar para esta coisinha lindaaaaaaa!!! Tenho certeza que irão amar, tanto quanto eu!

Boa Viagem!

museu estocolmo

1000 tons de loro

sinalização estocolmo

lion stockholm

sweden flag

museu nordico estocolmo

gamla stan

estocolmo

flores estocolmo

painting light stockholm

camara estocolmo

stockholm

estocolmo

estocolmo

barco estocolmo

guarda estocolmo

estatua estocolmo

detalhes estocolmo

estocolmo

sweden flags

people stockholm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s